Categorias
Sem categoria

7 DICAS CRÍTICAS DE SEGURANÇA PARA VARANDA

Varandas sempre foram uma característica procurada em um apartamento. Na esteira do COVID-19, os moradores da cidade estão mais desesperados por espaço ao ar livre privado do que nunca. E apartamentos altos? As varandas altas são seguras? Ao pisar em uma varanda de qualquer tipo, é comum considerar nossa própria segurança – mesmo pelo menor momento. Em um prédio de apartamentos altos, uma varanda pode estar a 30 metros, 200 pés ou até mais do chão. Há alguma dica de segurança específica para varandas altas que devemos estar cientes? A resposta para todas as perguntas acima é SIM! Vamos passar por várias dicas críticas de segurança da varanda que qualquer morador de apartamento deve saber.

1- Segurança da varanda de arranha-céus não é apenas para nós

Quando está em uma varanda várias histórias do chão, a grande maioria das pessoas pensa a mesma coisa: eu não quero cair!

Isso é uma coisa boa. Esses instintos ficaram conosco por milênios por uma boa razão.

Tão importante quanto não querer cair, porém, é considerar o que está abaixo de nossas varandas.

Mesmo um objeto pequeno – brinquedo de uma criança, utensílios domésticos, etc. – pode ferir seriamente ou até mesmo matar alguém se for atingido por ele. Quanto mais alto é a varanda do arranha-céus, mais danos um objeto em queda pode causar.

Se um objeto caindo não machucar ninguém, ele ainda pode danificar carros ou destruir propriedade. Sem mencionar que a administração do seu prédio não ficará satisfeita.

As precauções de segurança da varanda se beneficiam de nós mesmos e daqueles abaixo de nós! Devemos estar atentos a quem e o que será prejudicado, caso alguma coisa caia do nosso apartamento. Enfrentar essa realidade nos ajuda a manter a segurança em mente o tempo todo.

2- Crianças e animais de estimação devem sempre ser supervisionados em uma varanda de arranha-céus

Este é simples. Crianças e animais de estimação não devem ser permitidos em uma varanda de arranha-céus sem supervisão!

A não ser que tenha uma instalação de rede de proteção. Veja mais sobre isso em https://redesdeprotecao.rio.br

Grades podem ser escaladas, encaixadas ou até mesmo rastejadas para baixo. Um cão, gato ou criança pode facilmente se colocar em risco de várias maneiras.

Crianças serão crianças. Eles gostam de escalar coisas e fazer coisas loucas. Em uma varanda alta, o risco de uma queda é simplesmente muito alto para se arriscar. As crianças devem ser supervisionadas de perto quando na varanda para sua própria segurança.

Eles também devem ser vigiados para que não machuquem os outros. Tudo o que é preciso é uma criança jogando algo sobre a grade, mesmo não intencional, para potencialmente acabar com a vida de alguém.

Sem supervisão e orientação completas, crianças e animais de estimação não devem estar na varanda por qualquer motivo.

Se você quiser dar alguns passos adicionais para tornar uma varanda de arranha-céus mais segura, confira a dica nº 4.

3- O vento é significativamente mais forte no alto

Seja qual for a velocidade do vento que você experimenta no nível do solo, há ventos mais fortes soprando acima de você. Há algumas razões para isso.

Ao invés de entrar na ciência disso, compartilharei minha experiência.

Em um dia claro e ensolarado com pouca umidade, ainda sentimos uma brisa em nossa varanda a algumas centenas de metros do chão. Nós rotineiramente vemos lixo flutuando rapidamente por nossas janelas, independentemente do tempo. Se estamos comendo lá fora, um guardanapo solto é tão bom quanto se foi. Uma tempestade de rotina é forte o suficiente para reorganizar os poucos móveis que mantemos lá fora, assumindo que não seguimos o passo 6 naquele dia.

Por causa disso, é importante estar atento ao vento o tempo todo. Qualquer coisa pequena, leve ou suscetível ao “efeito vela” (ou seja, o vento não pode passar) deve ser fixado de alguma forma ou trazido para dentro quando não estiver sendo usado.

4- Inspecione as grades, mas fique longe delas de outra forma

Se você está apenas se mudando para o seu apartamento, é uma boa prática inspecionar suas grades da varanda.

Ao inspecionar, quero verificar se há frouxo ou dano e estar ciente de lacunas/aberturas.

Fora isso, recomendo ficar longe das grades. Isso é um pouco dramático – você quase certamente pode ficar diretamente ao lado da sua grade, descansar os cotovelos sobre ele, etc.

“Ficar longe” significa geralmente manter um pouco de distância da sua grade de arranha-céus. Ao fazer isso, você eliminará a chance de deixar cair algo, descansar um copo/telefone/qualquer outra coisa nele, bem como o risco de cair.

“A melhor prática de segurança é a prevenção”. Manco, mas é verdade.

Se você quiser tornar sua varanda um pouco mais segura,aqui estão algumas maneiras que você pode.

5- Relatar quaisquer riscos percebidos à gestão

Uma prática de segurança de varanda de alto nível começa e termina conosco, já que realmente moramos no apartamento todos os dias. Isso não deixa a administração do prédio fora do gancho, no entanto.

Idealmente, uma varanda de arranha-céus deve ser inspecionada pela administração do prédio antes que um novo inquilino se mude. Mesmo assim, erros acontecem – uma seção solta de grades ou material pode ser perdida.

Se você notar quaisquer grades, rachaduras, danos ou outros materiais soltos, é melhor denunciá-los à gerência – de preferência em um e-mail.

Isso não só evitará um acidente no futuro, como também se dispensou de ser responsável. Como inquilinos, não estamos autorizados a consertar ou manter o prédio, mas uma investigação minuciosa seguirá qualquer tipo de acidente. Você definitivamente não quer se envolver ou pior, ser visto como culpado.

6- Móveis seguros e outros objetos antes das tempestades

Já falamos um pouco sobre vários riscos de segurança da varanda, incluindo o vento.

Em suma, o tempo severo e os ventos fortes andam de mãos dadas. Eu recomendo trazer qualquer coisa que puder para dentro antes de uma grande tempestade atingir.

Se você precisar deixar algo de fora, como uma mesa ou móveis grandes, ele deve ser protegido.

A maneira mais fácil de proteger móveis de arranha-céus, assumindo que não está aparafusado ou amarrado a algo estrutural, é pesá-lo com lastro ou contrapesos. A maneira mais fácil de fazer isso é usar um par de sacos de areia de 50 lb ou algum outro equivalente pequeno, mas denso.

Pessoalmente, viramos nossa mesa de cabeça para baixo e colocamos uma base de guarda-chuva de 60 libras em cima dela antes que qualquer grande tempestade de vento chegue até nós. Nunca se moveu, mesmo quando nossa porta da varanda foi rasgada pelo vento.

7- Evite incêndios e combustíveis

Ah, a primeira ponta de segurança da varanda que não está relacionada com quedas.

Os códigos de segurança da maioria das jurisdições proíbem o uso de fogo e combustíveis em varandas de apartamentos. Os aluguéis de apartamentos normalmente especificam essa regra, também.

Isso significa que não há poços de fogo, grades de carvão ou propano (grades, aquecedores, etc).

Embora isso possa parecer exagerado, faz sentido. Incêndios produzem muita fumaça, que pode entrar nos apartamentos de outras pessoas acima de você. Se um fogo sair do controle, ele pode rapidamente se tornar mais do que apenas o seu problema. Se você tiver outra varanda acima da sua, o calor do fogo pode interferir com os materiais em cima (também conhecido como varanda do seu vizinho de cima)!

Sim, você provavelmente pode usar uma vela em sua varanda sem perigo ou repercussão, desde que seja mantida longe de qualquer coisa inflamável.

Fora isso, é melhor evitar o fogo – para o seu bem e para a paz de espírito dos outros.

Segurança da varanda em poucas palavras

Se há apenas duas dicas para tirar deste artigo, são estas: Em primeiro lugar, esteja sempre atento aos riscos de queda! Em segundo lugar, considere os efeitos que suas ações têm sobre seu prédio e vizinhos. Se você mantiver essas dicas em mente, você reduz drasticamente a chance de qualquer acidente ocorrer em sua varanda. Espero que este artigo tenha sido útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *